Bem vindo ao meu blog

a idéia é falar sobre Arquitetura e Interiores, comentar sobre artes e artesanato em geral,se vc é criativo e criador...seja bem vindo!!!

quinta-feira, 31 de março de 2011

O FANTASMA DA CONSTRUÇÃO

As pessoas sempre me perguntam a diferença entre arquiteto e engenheiro, muitas vezes surgem as piadinhas dizendo "arquiteto não foi homem o suficiente para ser engenheiro e nem bixa o suficiente para ser decorador"...piadinha de muito mal gosto alias...mas enfim... sempre digo que uma profissão complementa a outra,'na arquitetura trabalhamos muito com estetica e menos com calculo e na engenharia é ao contrario, os engenheiros trabalham mais com calculo do que com a estetica. Os valores variam muito, tanto de profissional para profissional quanto de serviço. então vou comentar sobre o MEU trabalho... o primeiro contato com o cliente é uma entrevista para saber suas nescessidades,se é reforma, contruçao, decoraçao etc... o 2 passo é passado o orçamento, após fechado o orçamento o terceiro passo é o projeto. geralmente cobro por m2 (existe profissionais que cobrar por porcentagem do valor gasto na obra geralmente de 5 a 10%) cobro um valor X pelo projeto exigido pela prefeitura, nesse valor apresento o projeto arquitetonico, corte AA ,corte BB, fachada e planta de cobertura. tudo em 2 D (para apresentar o projeto em 3D o valor é outro) a prefeitura exige (pelo menos na minha cidade) os projetos hidraulico, elétrico, sanitario e estrutural que repasso a um engenheiro. especificos todos esses valores no orçamento. em 1 orçamento geralmente passo 3 valores: o valor X citado acima o valor XX que são os itens acima mais o acompanhamento da obra, que consiste em 1 visita semanal a obra. e o valor XXX que são os 2 acima mais a execuçao da obra, sendo contrataçao de mão de obra, compra de materiais etc...( a grande dor de cabeça da obra) Aconselho ao cliente contratar pelo menos o XX pois com o acompanhamento de obra será mais garantido que seu mestre de obras seguirá o projeto a risca. se a pessoa deseja apenas algumas idéias, como que cor pintar,que móv

eis comprar, isso se chama acessoria, cobro em geral 1 salário mínimo por 3 visitas a obra e/ou lojas, se a pessoas desejar mais que 3 visitas ai fechamos um pacote.

espero ter ajudado

3 comentários:

  1. OI LINDA... NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ENTRAR NO SEU BLG PELO PERFIL ENTÃO ENTREI PELO SANTO GOOGLE!!! RSRSRSRS

    VIM RETRIBUIR A VISITA!!!! ME MANDE SEU E-MAIL POR FAVOR!!!

    BJKSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, adorei seu blog, gostei mais ainda do que você escreveu sobre nosso nome, e a mais pura verdade. Já estou te seguindo. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Esse post me ajudou muito! É tudo o que marido precisava ver!
    Beijos

    ResponderExcluir

obrigada pela visita...seria otimo ler ser comentário...